10 de julho de 2012

Cabelo X Cloro

Tenho muitas amigas que são super rigorosas quando o assunto é exercício físico. Isso fica ainda mais evidente agora no inverno, quando vejo que elas não abrem mão de cair na piscina para fazer natação mesmo correndo o risco de congelar e virar picolé. Cruzes!
Já estava com a ideia de fazer um post sobre como proteger os cabelos dos danos do cloro, mas se uma amiga não tivesse me pedido esse post agora (alô Flavinha) eu provavelmente só o faria no verão, quando eu brinco de ser nadadora no Clube Pinheiros.

Todo mundo sabe que o cloro é o inimigo número 1 das loiras, pois ele deixa os fios esverdeados, e nem as morenas com luzes escapam! Mas o pior de tudo é que ele agride muito e resseca qualquer tipo de cabelo, de todos os tons. Para quem faz natação, hidratação semanal é mais do que fundamental, senão os danos ficam muito evidentes. Mas além do Moroccanoil semanal obrigatório, vale acrescentar uma nova rotina nos dias de natação. Aqui vai o passo a passo:

1o - Antes de cair na água, apenas molhe os cabelos com água do chuveiro e tire o excesso com uma toalha.

2o- Com os fios úmidos, passe apenas no comprimento (na raiz nunca ok?) o seu creme de hidratação favorito. Se você não tiver um, o seu condicionador está valendo. Espalhe bem com os dedos e não enxágue!

3o- Quando for fazer o "coque" para vestir a touca de natação, não tem problema se os fios ficarem por cima da raiz dos cabelos. Só não pode passar o produto diretamente nela.

4o- Nade bastante e perca muitas calorias. Ao terminar seu treino, não caia na tentação de tirar a touca dentro da piscina para dar um último mergulho e sair. Sempre via mulheres fazendo isso e além de ser um pecado é uma baita sacanagem soltar creme dentro da piscina.

5o- Após o treino, tire muito bem o creme no banho e depois lave normalmente com shampoo e condicionador.

Fácil, heim? A explicação é simples, o cabelo funciona como uma esponja, ele sempre absorve mais o que entrar em contato com ele primeiro, ou seja, o creme funcionará como um bloqueio para o cloro. Mas mesmo com essa rotina, não abra mão da hidratação semanal. Esse truque do creme não serve para hidratar os fios, apenas age como uma capa protetora para eles.

Shampoos específicos para lavar os cabelos depois do contato com o cloro também ajudam bastante na saúde dos fios. Quando eu tinha pique de ir até o clube para nadar, eu gostava muitos desses dois shampoos:


 - Ultra Swim: não tem no Brasil e mesmo na gringa só é achado em lojas de artigos esportivos tipo Sports Authority. Ele é o único shampoo específico para nadadores que já vi. Mesmo assim, eu sempre usava um shampoo tradicional depois de usá-lo... não precisa, mas era mania minha (a.k.a.   t.o.c.)

- Neutrogena Anti-Residue Formula: esse vende no Brasil! Já vi no Santa Luzia e na Drogaria Iguatemi. Quando o meu Ultra Swim acabou, comecei a usar este da Neutrogena. Ele não é específico para nadadores, mas elimina os resíduos que ficam nos fios. Eu passei meu t.o.c. para ele e também usava meu shampoo tradicional depois dele. Mas, novamente, não precisa.

Então nadadoras corajosas de inverno, experimentem a rotina do creme nos fios dentro da touca e me contem depois, ok?

Um comentário:

Flavia Monteiro disse...

Lele, adorei o post! Muito obrigada pelas diquinhas! Vou tentar achar o shampoo tb e pedir pro namo trazer da gringa.
Beijos