12 de setembro de 2011

Cicatrizes? Só se for de coração partido...


Há exatamente um ano tive que fazer uma cirurgia para retirar a minha vesícula. Sim, sou muito nova para isso, mas acontece e muito com pessoas que não cuidam da alimentação (tipo eu) ou comem apenas quando sentem fome (tipo eu de novo).  Foi um susto pois eu mal sabia pra que uma vesícula servia, e de um dia para o outro tiraram a minha e no lugar ganhei de presente alguns furinhos na barriga! Quando tirei os pontos da cirurgia, meu médico falou que as cicatrizes eram bem pequenas e que provavelmente sumiriam. Bom, no meu caso somente duas sumiram, já as outras ficaram aqui bem marcadinhas como castigo por eu nunca ter cuidado da minha alimentação direito! Como cicatriz é uma coisa que quase todo mundo tem mas não sabe como cuidar, resolvi mostrar para voces que sim, existem produtos disponíves específicos para cuidar das nossas “recordações corporais indesejáveis”, como diz o fofo do meu médico…
É importante lembrar que a regra número 1 para cuidar de uma cicatriz é sempre fugir do sol para não alterar mais ainda a pigmentação e regeneração da pele. Isso vale para cicatrizes recentes (até 6 meses) E para quando estamos usando algum produto para suavizar as cicatrizes antigas, como os que vou indicar para vocês aqui. Também é importante dizer que não adianta ir para o sol protejendo a área com um super protetor, você corre um sério risco de ficar com uma mancha branca e feia nessa região, viu? Testei alguns produtos da minha listinha no meu pós operatório e vi resultado com todos, mas o que mais gostei (e que uso até hoje depois do banho) é o Expert Scar Serum da Boots!

1-) Kit Scar Care da Dr. Blaine’s – Esse kit é um tratamento de 24 horas, ele vem com um gel para ser aplicado na pele e com o pad específico para cobrir a área. Esse pad eu já testei e gostei muito pois não gruda na pele e na hora de tirar a aflição é zero! Indicado para cicatrizes recentes.
2, 3 e 4-) Silicone Scar Sheets da Scar Away – Todos parecem band-aid, mas sem aquele látex horrível. São feitos de silicone e são gigantes, por isso devem ser cortados do tamanho da área a ser tratada. Eles devem permanecer na pele por no mínimo 12 horas e podem ser lavados para serem usados novamente por até 7 dias no máximo. Indicados para cicatrizes novas ou antigas.
5-) Scar Gel da Mederma – Esse gel é para ser usado no dia a dia sem a necessidade de alguma cobertura com pads. Ele clareia a aparência rosada de cicatrizes antigas.


6-) Scar Gel da Derma E – Este gel é indicado para cicatrizes antigas que viraram quelóides pois os components prometem trabalhar na regeneração da pele, deixando a cicattriz menos notável.
7-) Scar Zone – Gel para ser usado duas vezes ao dia. Possui chá verde na composição, que é um ótimo antioxidante para a pele.
8-) Scar Serum da Palmer’s – Este serum é para o dia a dia mas o diferencial dele é que contém manteiga de cacau e vitamina E na formulação, ótimos para a pele.
9-) Scar Topical Treatment da Damisil – É o único produto 100% natural que já vi em farmácias gringas. Este eu tive preguicinha de testar pois é para ser usado duas vezes ao dia prometendo resultados visíveis apenas entre 3 e 5 meses de uso! A bula é sincera pelo menos…
10-) Scar Gel da Kelo-Cote – Este gel se for aplicado na pele bem limpa e seca, tem fixação intensa de 24 horas. Não é indicado para aplicação em cicatrizes visíveis (tipo no rosto) pois fica uma camada grossa e transparente, porém brilhante demais e que não sai com água!
Infelizmente no Brasil não temos produtos específicos para cuidar das cicatrizes. E isso não é coisa da minha mente viajante, ouvi do meu próprio médico! O jeito é fuçar mesmo nas farmácias extrangeiras (meio caminho já está andado com essa listinha) ou pedir para alguém que for viajar trazer para você. Aproveitem para cuidar das suas “marquinhas corporais indesejeaveis” agora, como ainda não estamos no verão, essa é a hora de se preparar para quando ele chegar.